top of page
 CINECLUBE 
 

O Cineclube do Barreiro é responsável pela organização de sessões cineclubistas há mais de 60 anos no Barreiro. Foi um dos primeiros cineclubes a surgir em Portugal, fundado a 25 de Novembro de 1958, marcando uma forte posição para a disseminação e o enriquecimento da cultura cinematográfica entre os povos, mas também uma forte resistência durante o Estado Novo, já que todas as actividades tinham de ser aprovadas pela Comissão de Censura.

O percurso do Cineclube do Barreiro foi marcado por actividades distintas ao longo dos anos, tais como concursos de desenho e pintura, exposições de fotografia, colóquios, um curso de cinema, um grupo de teatro, a edição da publicação Voz Off, concursos de vídeo e, naturalmente, as sessões de cinema. Personalidades como Fernando Lopes, António Macedo, Vasco Granja ou Augusto Cabrita, passaram pelo percurso deste cineclube. O Cineclube do Barreiro tornou-se, assim, um pólo cultural entre escritores, músicos, fotógrafos, realizadores e cineclubistas, fazendo com que este cineclube se tornasse numa entidade de relevância histórica e cultural no concelho do Barreiro.

 

Hoje continua o seu enfoque no fomento à cultura cinematográfica, com novas propostas para a formação de novos públicos e o Entre Olhares surge nesta altura com a intenção de reservar um espaço no tempo para a promoção do panorama da produção nacional, dando a conhecer o nosso cinema emergente e os novos realizadores.

Entrada do Cineclube do Barreiro na Rua Almirante Reis
bottom of page