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É com muito orgulho que anunciamos a seleção dos 60 filmes que constituem o programa deste ano, oriundos de norte a sul do país, incluindo ilhas. Também fazem parte da seleção alguns filmes realizados no estrangeiro, pelo olhar de cineastas portugueses.
Este ano voltamos a ter um panorama representativo da produção nacional, com novos filmes e novos realizadores.
SESSÃO DE ABERTURA
NÔS DANÇA
Rui Lopes da Silva
O arquipélago de Cabo Verde e a sua sociedade desenvolveram, ao longo da sua formação etnológica, uma mistura de culturas que transformaram e recriaram os elementos originais com outros trazidos por culturas de diferentes latitudes. "Nôs Dança" é uma viagem com o bailarino e coreógrafo António Tavares pelas diversas ilhas em busca das danças espalhadas pelo arquipélago, desde os ritmos tradicionais aos estilos contemporâneos. Um encontro com outros bailarinos, músicos e diversas pessoas que guardam histórias e conhecimentos de danças e ritmos trazidos de outros locais que deram origem a vários géneros que enriqueceram a génese cabo-verdiana.
Queres conhecer os dias as e horas das sessões?
OLHAR O MUNDO
FICÇÃO E ANIMAÇÃO
AS SACRIFICADAS
Aurélie Oliveira Pernet
É Verão. As montanhas portuguesas são devastadas pelos incêndios. Otília debate-se entre o trabalho como empregada de limpeza na piscina municipal e a necessidade de cuidar sozinha da mãe. Sufocada pelo quotidiano, as chamas despertam a solidão, o desespero e o desejo de escapar.
É Verão. As montanhas portuguesas são devastadas pelos incêndios. Otília debate-se entre o trabalho como empregada de limpeza na piscina municipal e a necessidade de cuidar sozinha da mãe. Sufocada pelo quotidiano, as chamas despertam a solidão, o desespero e o desejo de escapar.
ADOPÇÃO
Francisco Bartilotti
Quando uma jovem veterinária vê uma cadela Bull Terrier ser abandonada no meio da rua, decide
acolhê-la, apesar da colónia de gatos em casa.
Quando uma jovem veterinária vê uma cadela Bull Terrier ser abandonada no meio da rua, decide
acolhê-la, apesar da colónia de gatos em casa.
2ª PESSOA
Rita Barbosa
Um cano velho de uma casa-de-banho provocou uma infiltração num tecto. Nesse tecto, viriam a crescer cogumelos de uma espécie tóxica da ordem Poriales. Sentada na sanita, a senhora desta casa, olha para cima e observa aquele mágico e misterioso fungo que não é bicho, nem é planta. O cogumelo é o futuro, pensou.
Um cano velho de uma casa-de-banho provocou uma infiltração num tecto. Nesse tecto, viriam a crescer cogumelos de uma espécie tóxica da ordem Poriales. Sentada na sanita, a senhora desta casa, olha para cima e observa aquele mágico e misterioso fungo que não é bicho, nem é planta. O cogumelo é o futuro, pensou.
RATICIDA
João Niza
Carlos vê-se expulso do seu quarto, que foi tomado de assalto por uma Ratazana, numa noite como tantas outras, e que poderia ter sido noutro tempo qualquer. Trancado do lado de fora do quarto, Carlos, que vive numa misteriosa pensão, vê-se forçado a encarar a perda do seu espaço interior, num movimento de repetição e de constante degradação.
Carlos vê-se expulso do seu quarto, que foi tomado de assalto por uma Ratazana, numa noite como tantas outras, e que poderia ter sido noutro tempo qualquer. Trancado do lado de fora do quarto, Carlos, que vive numa misteriosa pensão, vê-se forçado a encarar a perda do seu espaço interior, num movimento de repetição e de constante degradação.
O HOMEM DO LIXO
Laura Gonçalves
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.
THE COOKBOOK
Pedro Chaves
Um filho afastado regressa a casa, no centro de Nova York, após o seu pai sofrer um AVC. O filho fica dividido entre assumir o restaurante libanês do seu pai e continuar a tradição familiar ou perseguir o seu próprio sonho.
Um filho afastado regressa a casa, no centro de Nova York, após o seu pai sofrer um AVC. O filho fica dividido entre assumir o restaurante libanês do seu pai e continuar a tradição familiar ou perseguir o seu próprio sonho.
O FILME FELIZ :)
Duarte Coimbra
Gonçalo e os seus amigos partem em missão rumo a casa do seu recém-falecido avô, no Norte de Portugal. Lá, as memórias do passado abrem perspectivas para o futuro.
Gonçalo e os seus amigos partem em missão rumo a casa do seu recém-falecido avô, no Norte de Portugal. Lá, as memórias do passado abrem perspectivas para o futuro.
PLEASE MAKE IT WORK
Daniel Soares
Cláudia tem que lidar com um chefe exigente, uma filha adolescente e o vento forte das montanhas, enquanto limpa Airbnbs sofisticados nos Alpes Suíços.
Cláudia tem que lidar com um chefe exigente, uma filha adolescente e o vento forte das montanhas, enquanto limpa Airbnbs sofisticados nos Alpes Suíços.
2720
Basil da Cunha
Um bairro clandestino na Reboleira acorda com a notícia de uma violenta rusga policial, que aconteceu na noite anterior. Camila, uma menina de 7 anos, parte em busca do irmão, Igor. Está preocupada. Igor anda desaparecido. Ao mesmo tempo, Jysone apressa-se: passados 6 anos na cadeia e 5 semanas em liberdade, Jysone finalmente encontrou trabalho e sabe que não pode chegar atrasado. Está à procura de alguém que lhe possa dar boleia enquanto caminha pelos becos do bairro, onde se vai cruzando com amigos e conhecidos, que o atrasam ainda mais. O destino dos nossos dois protagonistas vai acabar por se cruzar da pior forma possível.
Um bairro clandestino na Reboleira acorda com a notícia de uma violenta rusga policial, que aconteceu na noite anterior. Camila, uma menina de 7 anos, parte em busca do irmão, Igor. Está preocupada. Igor anda desaparecido. Ao mesmo tempo, Jysone apressa-se: passados 6 anos na cadeia e 5 semanas em liberdade, Jysone finalmente encontrou trabalho e sabe que não pode chegar atrasado. Está à procura de alguém que lhe possa dar boleia enquanto caminha pelos becos do bairro, onde se vai cruzando com amigos e conhecidos, que o atrasam ainda mais. O destino dos nossos dois protagonistas vai acabar por se cruzar da pior forma possível.
A CASA PARA GUARDAR O TEMPO
Joana Imaginário
Numa casa onde se misturam biblioteca, museu e oficinas de trabalho, a restauradora percorre salas fechadas e secretas e cria o livro que salvará todos os outros. Porque um dia os livros ficam doentes. Na casa, todos os tentam salvar mas acabam por partir e a restauradora, seguida pelos vigilantes, torna-se guardadora do livro onde juntara vários pedaços do que conseguira salvar. Está prestes a desistir quando o restaurador de livros conta a história, passando-a de mão em mão, despoletando nova necessidade de criação e reiniciando um novo ciclo.
Numa casa onde se misturam biblioteca, museu e oficinas de trabalho, a restauradora percorre salas fechadas e secretas e cria o livro que salvará todos os outros. Porque um dia os livros ficam doentes. Na casa, todos os tentam salvar mas acabam por partir e a restauradora, seguida pelos vigilantes, torna-se guardadora do livro onde juntara vários pedaços do que conseguira salvar. Está prestes a desistir quando o restaurador de livros conta a história, passando-a de mão em mão, despoletando nova necessidade de criação e reiniciando um novo ciclo.
O CASACO ROSA
Mónica Santos
Um filme-musical político sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema.
Um filme-musical político sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema.
APLAUSO
Guilherme Daniel
Uma mensagem de louvor ao presidente finda uma assembleia da União Nacional, partido criado por Salazar e vigente durante a ditadura do Estado Novo, e começa um longo e apologético aplauso. Entre a multidão, membros da polícia secreta analisam o público em busca de alguma expressão de dissidência. Baseado no testemunho de Alexander Solzhenitsyn sobre um comício do Partido Comunista durante o Estalinismo.
Este filme foi um dos vencedores do programa de apoio à produção "Novos Olhares", secção paralela deste festival.
Uma mensagem de louvor ao presidente finda uma assembleia da União Nacional, partido criado por Salazar e vigente durante a ditadura do Estado Novo, e começa um longo e apologético aplauso. Entre a multidão, membros da polícia secreta analisam o público em busca de alguma expressão de dissidência. Baseado no testemunho de Alexander Solzhenitsyn sobre um comício do Partido Comunista durante o Estalinismo.
Este filme foi um dos vencedores do programa de apoio à produção "Novos Olhares", secção paralela deste festival.
HEITOR SEM NOME
Vasco Saltão
"Estou nesta falésia há quase um ano, aqui na vigia. Continuo atento ao mar e ao inimigo, apesar de nunca o ter visto. O homem a cavalo deu-me uma nova ordem, tenho de ficar ainda mais alerta, à espera de uma miragem, de um fantasma que não vem."
"Estou nesta falésia há quase um ano, aqui na vigia. Continuo atento ao mar e ao inimigo, apesar de nunca o ter visto. O homem a cavalo deu-me uma nova ordem, tenho de ficar ainda mais alerta, à espera de uma miragem, de um fantasma que não vem."
DIAS DE NEVOEIRO
Francisco Carvalho
Um jovem casal de namorados cuida de um condomínio de férias durante o Inverno. A procura por um gato desaparecido assombra João. Esta obsessão vai crescendo no ambiente desolador do aldeamento deserto onde eles são os únicos habitantes. João distancia-se cada vez mais de Lara, deixando-se perder no nevoeiro da mata que os rodeia.
Um jovem casal de namorados cuida de um condomínio de férias durante o Inverno. A procura por um gato desaparecido assombra João. Esta obsessão vai crescendo no ambiente desolador do aldeamento deserto onde eles são os únicos habitantes. João distancia-se cada vez mais de Lara, deixando-se perder no nevoeiro da mata que os rodeia.
A FUGA
João Brás
Depois de espancar o seu ex-marido, deixando o sem sentidos e roubar de volta seu bem mais precioso, uma mulher e a sua melhor amiga conduzem durante a noite, tentando desesperadamente aceitar o que fizeram e decidir o que fazer a seguir.
Depois de espancar o seu ex-marido, deixando o sem sentidos e roubar de volta seu bem mais precioso, uma mulher e a sua melhor amiga conduzem durante a noite, tentando desesperadamente aceitar o que fizeram e decidir o que fazer a seguir.
HANNA, ANNA, ANA
Ana Teresa, Bruno Alves
Três mulheres, três gerações e três nomes quase iguais. A ausência de uma mãe e a proximidade entre avó e neta. Mais tarde, o regresso da mãe enche o espaço de sons e cheiros familiares. Uma exploração poética sobre a herança de uma mulher que ensinou à sua filha a experiência da liberdade.
Três mulheres, três gerações e três nomes quase iguais. A ausência de uma mãe e a proximidade entre avó e neta. Mais tarde, o regresso da mãe enche o espaço de sons e cheiros familiares. Uma exploração poética sobre a herança de uma mulher que ensinou à sua filha a experiência da liberdade.
CURA # 1
Joana Peralta
Um estudo sobre a mulher no mundo moderno, uma regeneração do que determina “ser mulher”, do que é ser a fonte da vida, do que é ser este elemento mágico, que gera outros seres e que muda de humor de acordo com a posição da lua.
Um estudo sobre a mulher no mundo moderno, uma regeneração do que determina “ser mulher”, do que é ser a fonte da vida, do que é ser este elemento mágico, que gera outros seres e que muda de humor de acordo com a posição da lua.
CORPOS CINTILANTES
Inês Teixeira
Naquela tarde, o convite para passar um fim de semana em Leiria, em casa do seu colega Jorge, faz com que Mariana comece a olhar para ele de outra forma. Sem estar certa das intenções do amigo, Mariana aceita o inesperado e desconcertante convite.
Naquela tarde, o convite para passar um fim de semana em Leiria, em casa do seu colega Jorge, faz com que Mariana comece a olhar para ele de outra forma. Sem estar certa das intenções do amigo, Mariana aceita o inesperado e desconcertante convite.
POLVO
Catarina Sobral
Um estrangeiro chega a uma nova cidade. Não fala a língua dos locais nem se parece com eles: em vez de dois tem vários braços, como um polvo. Ele finge aproximar-se das outras pessoas e chega a oferecer-lhes os seus braços: sempre que quiser, o estrangeiro pode arrancar um braço que este volta a crescer. Com o tempo, o homem-polvo passa a fazer parte da cidade, até ao dia em que aprende a língua dos outros.
Um estrangeiro chega a uma nova cidade. Não fala a língua dos locais nem se parece com eles: em vez de dois tem vários braços, como um polvo. Ele finge aproximar-se das outras pessoas e chega a oferecer-lhes os seus braços: sempre que quiser, o estrangeiro pode arrancar um braço que este volta a crescer. Com o tempo, o homem-polvo passa a fazer parte da cidade, até ao dia em que aprende a língua dos outros.
FAME
João Mestre
Sandra é uma influencer digital e descobre que a fama pode não ser tão linear quanto parece.
Sandra é uma influencer digital e descobre que a fama pode não ser tão linear quanto parece.
MONTE CLÉRIGO
Luis Campos
Um adolescente faz trabalho forçado de verão numa torre de vigia florestal, indiferente aos trabalhadores imigrantes nas estufas circundantes. Ao procurar pelo seu relógio perdido, ele acaba por se encontrar ao lado dos invisíveis.
Um adolescente faz trabalho forçado de verão numa torre de vigia florestal, indiferente aos trabalhadores imigrantes nas estufas circundantes. Ao procurar pelo seu relógio perdido, ele acaba por se encontrar ao lado dos invisíveis.
MORTE EM AGOSTO
Bruno Abib
A morte acidental de um amigo assombra o jovem do bairro. Enquanto Abel e os seus amigos envolvem-se em conflitos com a polícia, Pedro e Rafaela passam o verão absorvidos no mundo virtual. Entre a rebelião e a alienação, será que alguém consegue escapar à violência que os rodeia?
A morte acidental de um amigo assombra o jovem do bairro. Enquanto Abel e os seus amigos envolvem-se em conflitos com a polícia, Pedro e Rafaela passam o verão absorvidos no mundo virtual. Entre a rebelião e a alienação, será que alguém consegue escapar à violência que os rodeia?
ENTRE A LUZ E O NADA
Joana de Sousa
Cosmos, golfinhos, techno e solidão. Borboletas, amor e raves. Fechamos os olhos e atravessamos todo o universo numa única noite.
Cosmos, golfinhos, techno e solidão. Borboletas, amor e raves. Fechamos os olhos e atravessamos todo o universo numa única noite.
APONTAMENTOS DE CURVA_CORRENTEZA
Flavia Regaldo
Correnteza explora as tensões do corpo e do desejo, uma animação erótica com corpos adultos e em aguarelas, onde se misturam em poses multicoloridas e íntimas.
Correnteza explora as tensões do corpo e do desejo, uma animação erótica com corpos adultos e em aguarelas, onde se misturam em poses multicoloridas e íntimas.
NOBODY
Marcela Jacobina
@nobody é uma camgirl cujo avatar é uma boneca anime. Mas a jovem por detrás dos filtros coloridos tem medo de sair à rua e é incapaz de manter uma relação. Com dificuldade em conectar-se com a mãe distante e abrir-se perante o seu cliente mais querido, ela deve escolher uma identidade.
@nobody é uma camgirl cujo avatar é uma boneca anime. Mas a jovem por detrás dos filtros coloridos tem medo de sair à rua e é incapaz de manter uma relação. Com dificuldade em conectar-se com a mãe distante e abrir-se perante o seu cliente mais querido, ela deve escolher uma identidade.
Clica para descobrir as sinopses
TERRITÓRIOS
DOCUMENTÁRIO
ENTRELINHAS
João Filipe Silva
Durante o primeiro semestre de 2022, a artista plástica DL Gillies propôs-se a criar uma obra de arte contemporânea para o Museu Marítimo de Ílhavo, colaborando com a comunidade local ligada ao mar e à pesca do bacalhau. O filme documenta o processo de criação, procurando unir fragmentos das histórias contadas com a evolução da própria obra.
Durante o primeiro semestre de 2022, a artista plástica DL Gillies propôs-se a criar uma obra de arte contemporânea para o Museu Marítimo de Ílhavo, colaborando com a comunidade local ligada ao mar e à pesca do bacalhau. O filme documenta o processo de criação, procurando unir fragmentos das histórias contadas com a evolução da própria obra.
O BANHO
Maria Inês Gonçalves
Uma mãe dá banho ao bebé, enquanto as outras crianças brincam com a água que sai dos regadores. Entre imagens íntimas e familiares, algo começa a desenrolar-se: os espaços transformam-se, permitindo que o trauma venha à superfície.
Uma mãe dá banho ao bebé, enquanto as outras crianças brincam com a água que sai dos regadores. Entre imagens íntimas e familiares, algo começa a desenrolar-se: os espaços transformam-se, permitindo que o trauma venha à superfície.
PARALYMPIA
Gonçalo Eugénio, Luísa Campino, Benjamim Gomes, Miguel Mesquita,
Vasco Bäuerle, David Arrepia, Francisca Sá, Diogo Pinto
Um filme-ensaio que tem como foco reconstruir a ideia do atleta paralímpico através de uma revisitação histórica aos jogos paralímpicos. As imagens de arquivo são acompanhadas por duas vozes de atletas para-olímpicos contemporâneos que relembram o seu trabalho como atletas e a maneira como eles e outras pessoas lidaram com as suas deficiências.
Vasco Bäuerle, David Arrepia, Francisca Sá, Diogo Pinto
Um filme-ensaio que tem como foco reconstruir a ideia do atleta paralímpico através de uma revisitação histórica aos jogos paralímpicos. As imagens de arquivo são acompanhadas por duas vozes de atletas para-olímpicos contemporâneos que relembram o seu trabalho como atletas e a maneira como eles e outras pessoas lidaram com as suas deficiências.
DILDOTECTÓNICA
Tomás Paula Marques
Rebeca tenta criar uma coleção de dildos de cerâmica que não seja fálica. Uns séculos antes, Josefa encontra um dildo de cerâmica que começa a fazer parte das suas então ilícitas relações amorosas com Maria. Apesar de separades por séculos de História, Josefa e Rebeca acabam por cruzar caminhos.
Rebeca tenta criar uma coleção de dildos de cerâmica que não seja fálica. Uns séculos antes, Josefa encontra um dildo de cerâmica que começa a fazer parte das suas então ilícitas relações amorosas com Maria. Apesar de separades por séculos de História, Josefa e Rebeca acabam por cruzar caminhos.
EU ESTOU AQUI
Bárbara Henriques, Jorge de Carvalho
“Eu Estou Aqui” desvenda o universo secreto das casas de banho públicas femininas, cujas paredes e portas são telas de uma espécie de rede social anónima, composta por inscrições e desenhos, que expõem a sociedade patriarcal em que vivemos. O único lugar no mundo onde os homens não entram.
“Eu Estou Aqui” desvenda o universo secreto das casas de banho públicas femininas, cujas paredes e portas são telas de uma espécie de rede social anónima, composta por inscrições e desenhos, que expõem a sociedade patriarcal em que vivemos. O único lugar no mundo onde os homens não entram.
CARETOS DA LAGOA
Tiago Cerveira
As saias e os cornos. Os sinos e as máscaras. A ancestral prática de uma comunidade que importa agora preservar através das gerações mais jovens.
As saias e os cornos. Os sinos e as máscaras. A ancestral prática de uma comunidade que importa agora preservar através das gerações mais jovens.
COMEZAINAS
Mafalda Salgueiro
“Cozinhar é dar carinho”, diz a minha mãe. Através da comida e de receitas geracionais, histórias
pessoais são entrelaçadas com gestos de afeto e dinâmicas do quotidiano familiar. Uma ode aos que repetidamente nos alimentam e cuidam sem pedir nada em troca.
“Cozinhar é dar carinho”, diz a minha mãe. Através da comida e de receitas geracionais, histórias
pessoais são entrelaçadas com gestos de afeto e dinâmicas do quotidiano familiar. Uma ode aos que repetidamente nos alimentam e cuidam sem pedir nada em troca.
MEMÓRIAS DE PAU PRETO E MARFIM
Inês Costa
Com base em testemunhos e arquivos familiares, este filme procura recuperar histórias da ditadura, da guerra e do passado colonial português, através do olhar da geração “pós-memória”. Uma curta-metragem de docuficção de animação que procura quebrar e confrontar o silêncio sobre o passado e libertar-se de narrativas dominantes.
Com base em testemunhos e arquivos familiares, este filme procura recuperar histórias da ditadura, da guerra e do passado colonial português, através do olhar da geração “pós-memória”. Uma curta-metragem de docuficção de animação que procura quebrar e confrontar o silêncio sobre o passado e libertar-se de narrativas dominantes.
ACLARAR
Isabel Medeiros
Os fungos que cresceram no arquivo físico da erupção do Vulcão dos Capelinhos (1957, Ilha do Faial) deterioraram as imagens, transformando-as, da mesma forma que o tempo alterou a forma como quem viveu a erupção e a recorda. A partir dos esquecimentos e das memórias dos meus avós, faço um foto- filme que foca a memória e as suas falhas, propondo a ideia do esquecimento como um fungo.
Os fungos que cresceram no arquivo físico da erupção do Vulcão dos Capelinhos (1957, Ilha do Faial) deterioraram as imagens, transformando-as, da mesma forma que o tempo alterou a forma como quem viveu a erupção e a recorda. A partir dos esquecimentos e das memórias dos meus avós, faço um foto- filme que foca a memória e as suas falhas, propondo a ideia do esquecimento como um fungo.
ULTIMATE BLISS
Miguel de Jesus
Querida Marisa,
Agora, um planeta inteiro separa-nos. 17990 quilómetros, para ser preciso.
No limiar deste paraíso, só há uma coisa que posso fazer. Esperar.
E por fim, o Ultimate Bliss virá ao nosso encontro, baby.”
Um filme-diário e um exercício de memória, sobre um futuro que tem tanto de remoto como de
selvagem.
Querida Marisa,
Agora, um planeta inteiro separa-nos. 17990 quilómetros, para ser preciso.
No limiar deste paraíso, só há uma coisa que posso fazer. Esperar.
E por fim, o Ultimate Bliss virá ao nosso encontro, baby.”
Um filme-diário e um exercício de memória, sobre um futuro que tem tanto de remoto como de
selvagem.
ENCONTROS PERDIDOS NO TEMPO
José Manuel Fernandes
Um Português na ilha de Tanegashima, segue a história do primeiro encontro entre o Japão e o Ocidente, observando que os gestos dos Portugueses e dos Japoneses de hoje, reproduzem os gestos dos Portugueses e Japoneses de ontem, no mesmo espaço, num outro tempo.
Um Português na ilha de Tanegashima, segue a história do primeiro encontro entre o Japão e o Ocidente, observando que os gestos dos Portugueses e dos Japoneses de hoje, reproduzem os gestos dos Portugueses e Japoneses de ontem, no mesmo espaço, num outro tempo.
NARRATIVAS EM CONTRASTE
TERROR E SCI-FI
MARIA JOSÉ MARIA
Chico Noras
Na mesma noite em que um corpo desmembrado e decapitado é encontrado nas ruas da cidade, Maria José acorda assustada com a ausência da mãe. As autoridades tentam encontrar o autor deste crime hediondo, mas em breve enfrentarão circunstâncias inesperadas. Com um toque hitchcockiano, este filme de terror psicológico, com humor sangrento e absurdo, inspira-se numa história verídica que horrorizou Portugal em meados do século XIX.
Na mesma noite em que um corpo desmembrado e decapitado é encontrado nas ruas da cidade, Maria José acorda assustada com a ausência da mãe. As autoridades tentam encontrar o autor deste crime hediondo, mas em breve enfrentarão circunstâncias inesperadas. Com um toque hitchcockiano, este filme de terror psicológico, com humor sangrento e absurdo, inspira-se numa história verídica que horrorizou Portugal em meados do século XIX.
HABITAT
Francisco Mendes
Miguel regressa à universidade e vai para uma casa arrendada, com a ajuda dos pais. Já no quarto da casa o senhorio liga-lhe a dizer que está atrasado. Mas se Miguel já está no interior da casa, quem é que lhe abriu a porta?
Miguel regressa à universidade e vai para uma casa arrendada, com a ajuda dos pais. Já no quarto da casa o senhorio liga-lhe a dizer que está atrasado. Mas se Miguel já está no interior da casa, quem é que lhe abriu a porta?
IRRITACIÓN
Diogo Oliveira
Suspeito de desenvolver uma doença estranha na pele, Mateo é forçado pelo irmão a ficar trancado dentro do seu quarto, onde a solidão começa a dominá-lo. Mas estará realmente sozinho?
Suspeito de desenvolver uma doença estranha na pele, Mateo é forçado pelo irmão a ficar trancado dentro do seu quarto, onde a solidão começa a dominá-lo. Mas estará realmente sozinho?
MAELSTROM
Pedro M. Afonso
Chico é um homem um pouco desleixado com a sua aparência, por isso decide melhorar a sua imagem para ter a auto-estima necessária para convidar a sua vizinha Clara a sair com ele. Depois de passarem a noite juntos, Clara, bastante perturbada, nega o seu envolvimento com ele e Chico é forçado a confrontar-se com a sua realidade e uma série de visões aterrorizantes que o levam ao apartamento de Clara.
Chico é um homem um pouco desleixado com a sua aparência, por isso decide melhorar a sua imagem para ter a auto-estima necessária para convidar a sua vizinha Clara a sair com ele. Depois de passarem a noite juntos, Clara, bastante perturbada, nega o seu envolvimento com ele e Chico é forçado a confrontar-se com a sua realidade e uma série de visões aterrorizantes que o levam ao apartamento de Clara.
CAMINHOS ALTERNATIVOS
CINEMA EXPERIMENTAL
ABISSAL
Pedro F. Neto, João Baptista
Ao definir e moldar a natureza no fundo do oceano, a tecno-ciência cria novos territórios, novas fronteiras, questionando ainda mais o futuro da humanidade.
Ao definir e moldar a natureza no fundo do oceano, a tecno-ciência cria novos territórios, novas fronteiras, questionando ainda mais o futuro da humanidade.
CORTEN
João Pedro Fonseca
A problemática da desertificação dos equipamentos culturais é uma realidade incontornável em Lamego. Este filme propõe repensar o papel desses lugares, regenerando-os e trazendo reflexões urgentes para um futuro com práticas culturais efetivamente sustentáveis.
A problemática da desertificação dos equipamentos culturais é uma realidade incontornável em Lamego. Este filme propõe repensar o papel desses lugares, regenerando-os e trazendo reflexões urgentes para um futuro com práticas culturais efetivamente sustentáveis.
UNSTABLE BODIES
Vinicius Ferreira
O filme explora a rigidez das construções e a busca pelo equilíbrio. A coreografia dialoga com o espaço desenhado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, um edifício icónico projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.
O filme explora a rigidez das construções e a busca pelo equilíbrio. A coreografia dialoga com o espaço desenhado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, um edifício icónico projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.
MOTUS
Nelson Fernandes
Motus: um corpo em movimento. Uma animação stop-motion onde a conceção, a degradação e a regeneração coabitam de forma única. Uma criação em chapa metálica utilizando etanol como matéria-prima.
Motus: um corpo em movimento. Uma animação stop-motion onde a conceção, a degradação e a regeneração coabitam de forma única. Uma criação em chapa metálica utilizando etanol como matéria-prima.
TROADA
Vitor Hugo Rocha
O ciclo da Primavera, Verão, Outono e Inverno é subitamente interrompido por uma tempestade psicadélica.
O ciclo da Primavera, Verão, Outono e Inverno é subitamente interrompido por uma tempestade psicadélica.
ALENTO
Leonor Pacheco
É noite cerrada e uma forma tenta adormecer. Enquanto se esforça para manter o equilíbrio, fica presa a um ciclo vicioso de loucura abstrata, crescendo e tornando-se, visual e auditivamente, num conflito intenso e bizarro entre a compressão e a descompressão.
É noite cerrada e uma forma tenta adormecer. Enquanto se esforça para manter o equilíbrio, fica presa a um ciclo vicioso de loucura abstrata, crescendo e tornando-se, visual e auditivamente, num conflito intenso e bizarro entre a compressão e a descompressão.
AS LÁGRIMAS DE ADRIAN
Miguel Moraes Cabral
Quando a noite cai, Adrian chora rios de lágrimas. Forçado ao exílio, descobrirá o mundo, entre guerras e milagres.
Quando a noite cai, Adrian chora rios de lágrimas. Forçado ao exílio, descobrirá o mundo, entre guerras e milagres.
CURTAS À PRIMEIRA VISTA
PRIMEIRAS OBRAS
DENTU ZONA
Eliana Caleia
"Dentu Zona" é uma expressão crioula cabo verdiana que significa “no bairro”. Assim, é no bairro da Cova da Moura, nos arredores de Lisboa, que observamos um dia na vida de Vítor Sanches - cabo-verdiano, ativista interseccional, serígrafo, criador de uma marca de roupa sustentável e de uma livraria, onde cria espaço para a expressão da comunidade negra.
"Dentu Zona" é uma expressão crioula cabo verdiana que significa “no bairro”. Assim, é no bairro da Cova da Moura, nos arredores de Lisboa, que observamos um dia na vida de Vítor Sanches - cabo-verdiano, ativista interseccional, serígrafo, criador de uma marca de roupa sustentável e de uma livraria, onde cria espaço para a expressão da comunidade negra.
LISNAVE
João Pinto
Um documentário sobre o estaleiro da Lisnave, os seus trabalhadores e o que levou ao seu encerramento.
Um documentário sobre o estaleiro da Lisnave, os seus trabalhadores e o que levou ao seu encerramento.
DOMVS
Laura Ribeiro Vilela
As antigas tradições do interior norte de Portugal continuam a ser o modo de sobrevivência de muitos habitantes nas aldeias quase desabitadas. Hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da sina de viver no campo. João Taveira tem 34 anos, é pastor e contraria o fim. Com as encostas de Trás-os-Montes e o vale do Tua como pano de fundo, DOMVS conta a história deste homem que se perde no silêncio do pasto.
As antigas tradições do interior norte de Portugal continuam a ser o modo de sobrevivência de muitos habitantes nas aldeias quase desabitadas. Hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da sina de viver no campo. João Taveira tem 34 anos, é pastor e contraria o fim. Com as encostas de Trás-os-Montes e o vale do Tua como pano de fundo, DOMVS conta a história deste homem que se perde no silêncio do pasto.
OLHAR DOS INOCENTES
Nádia Branco
Um documentário que relata o quotidiano de uma associação de proteção animal, como eles sobrevivem e como deveria ser a adoção de um animal.
Um documentário que relata o quotidiano de uma associação de proteção animal, como eles sobrevivem e como deveria ser a adoção de um animal.
CLOTILDE
Maria João Lourenço
Num planeta onde a reprodução é obrigatória no quotidiano dos seus habitantes, existe uma alienígena que deseja apenas dar prazer a si mesma.
Num planeta onde a reprodução é obrigatória no quotidiano dos seus habitantes, existe uma alienígena que deseja apenas dar prazer a si mesma.
NEBLINA
Milene Coroado
Num dia cálido de verão, duas pessoas deixam-se abafar por comportamentos frívolos, estranhos ou absurdos; enquanto uma delas desaparece misteriosamente, a outra refresca-se num lago perto de uma povoação em festa.
Num dia cálido de verão, duas pessoas deixam-se abafar por comportamentos frívolos, estranhos ou absurdos; enquanto uma delas desaparece misteriosamente, a outra refresca-se num lago perto de uma povoação em festa.
RUBAB
Marta Vaz
Depois da música ter sido proibida no Afeganistão pelo regime Talibã, 100 alunos da única escola de música afegã refugiaram se em Lisboa e foram recebidos no Conservatório Nacional de Música. Outrora uma instituição conhecida pelas suas sonoridades clássicas, o Conservatório passou a ostentar uma convivência multiculturale sonoridades trazidas por estes jovens.
Depois da música ter sido proibida no Afeganistão pelo regime Talibã, 100 alunos da única escola de música afegã refugiaram se em Lisboa e foram recebidos no Conservatório Nacional de Música. Outrora uma instituição conhecida pelas suas sonoridades clássicas, o Conservatório passou a ostentar uma convivência multiculturale sonoridades trazidas por estes jovens.
BABILÓNIA
Adriana Pereira, João Vicente
Num mundo em constante evolução, e que muitas vezes vive por trás daquilo que é culturalmente único, existe no coração da Amadora um pequeno centro comercial que contraria a decadência da sua espécie. O que o mantém tão vivo? A força e a motivação de uma comunidade que nela encontra um lar. Esta é a Babilónia.
Num mundo em constante evolução, e que muitas vezes vive por trás daquilo que é culturalmente único, existe no coração da Amadora um pequeno centro comercial que contraria a decadência da sua espécie. O que o mantém tão vivo? A força e a motivação de uma comunidade que nela encontra um lar. Esta é a Babilónia.
NA MINHA VIDA
José Lobo Antunes
Os vivos e os mortos falam da vida de um menino de três anos.
Os vivos e os mortos falam da vida de um menino de três anos.
O ABAFADOR
Silvana Torricela
Vicente é um “abafador”, um sufocador que viaja com a missão de acabar com o sofrimento e a agonia dos doentes terminais. Cansado de viver como um criminoso, ele presta um último serviço, mas é pego em flagrante por uma mulher, a Olívia. Ela tenta contratar Vicente para acabar com o sofrimento do pai, mas Vicente recusa. Desesperada, ela ameaça denunciá-lo.
Vicente é um “abafador”, um sufocador que viaja com a missão de acabar com o sofrimento e a agonia dos doentes terminais. Cansado de viver como um criminoso, ele presta um último serviço, mas é pego em flagrante por uma mulher, a Olívia. Ela tenta contratar Vicente para acabar com o sofrimento do pai, mas Vicente recusa. Desesperada, ela ameaça denunciá-lo.
WETSUIT
João Salgado
Num estacionamento desolado à beira-mar, três jovens surfistas tiram um fato e vestem outro enquanto cumprem os rituais de crescimento. A partir de três histórias de três personagens, aparentemente não relacionados, exploraram-se as suas semelhanças. Como se o que acontece com um personagem tivesse acontecido ou vai acontecer com os outros. Nesse sentido, eles compartilham as mesmas perguntas sobre o peso do que pode significar ser um homem.
Num estacionamento desolado à beira-mar, três jovens surfistas tiram um fato e vestem outro enquanto cumprem os rituais de crescimento. A partir de três histórias de três personagens, aparentemente não relacionados, exploraram-se as suas semelhanças. Como se o que acontece com um personagem tivesse acontecido ou vai acontecer com os outros. Nesse sentido, eles compartilham as mesmas perguntas sobre o peso do que pode significar ser um homem.
BENTUGUÊS
Daniel Borga
Depois das aulas, um grupo de crianças reúne-se na Casa de São Bento, sede de um projeto comunitário, onde têm a liberdade para sonhar, brincar e crescer. Dentro de uma máquina do tempo, eles pensam sobre o seu futuro.
Depois das aulas, um grupo de crianças reúne-se na Casa de São Bento, sede de um projeto comunitário, onde têm a liberdade para sonhar, brincar e crescer. Dentro de uma máquina do tempo, eles pensam sobre o seu futuro.
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