CURTAS À PRIMEIRA VISTA 4
82 Min.
20 NOV / SÁB / 15h30
CÓDIGO DE SESSÃO:
CPV4
AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA
M/12 ANOS
NÃO ÉRAMOS NÓS OS MODERNOS?
Fernando Moletta
Documentário / 10' / Lisboa / 2021
ESTREIA MUNDIAL
A partir da fala que ecoa pelo filme “Não éramos nós os modernos?”, seja através da evidente melancolia ou então através dos não-lugares presentes, o filme revisita antigas conversas pessoais, suposições e especulações a fim de perceber as fronteiras entre o passado e o presente, ou como a modernidade reverbera e afeta os dias atuais.
PERSPETIVA
Gonçalo de Oliveira
Animação / 6' / Santarém / 2021
ESTREIA MUNDIAL
Sozinho e com uma rotina monótona, carrega consigo um pequeno caderno onde reúne várias imagens que nos mostram como vê, e como interpreta, o que o rodeia. Consumido pela maneira e forma como contempla o mundo à sua volta, é surpreendido por uma ocorrência que altera toda a sua forma de ver e estar no mundo.
CASA 52
Helena Bernardes, Margarida Rocha
Documentário, Animação / 3' / Porto / 2021
Através de uma linguagem crua e plástica, esta curta-metragem de animação 2D documenta a infância de Maria e a sua luta para sobreviver à pobreza que existia no Bairro Piscatório de Espinho, nos anos 50 e 60.
SEGUNDA VIDA NA TERRA PROMETIDA
Bianca Dias
Documentário / 20' / Peniche / 2021
ESTREIA MUNDIAL
Na década de 1970, meio milhar de africanos chegaram a solo português e os seus sonhos ficaram encerrados em celas rodeadas pelo mar de Peniche, onde ainda se fazia sentir a presença de ex-presos políticos. O que é preciso para começar a vida de novo? O testemunho de um casal que saiu de um país abalado em busca de um futuro mais seguro.
LUDOVINA
Benoît Bruère
Documentário / 12' / Almada / 2021
ESTREIA MUNDIAL
Ludovina, mãe e avó, caminha pela floresta da sua infância e juventude, recordando aventuras e desventuras. A floresta é o seu paraíso, e guarda as suas emoções e segredos.
AQUARIUM
Joana Correia Pinto
Ficção / 12' / Vila Nova de Gaia / 2020
Uma manhã revela-se um ponto de viragem para um escritor obcecado e isolado, que se depara com uma situação única, forçando-o a tomar uma decisão importante.
LIBERDADE, BAIRRO ETERNO
Bruno Reis, Elmano Costa
Documentário / 10' / Lisboa / 2021
ESTREIA MUNDIAL
O único bairro onde se gritou “liberdade” durante o Estado Novo foi também palco de várias mudanças estruturais que mudaram a forma de viver das pessoas. Através das histórias contadas pelos Srs. Constantino Vidal e Carlos - dois moradores do Bairro da Liberdade -, somos inevitavelmente imersos em uma aura de nostalgia e esperança - pelo que o bairro foi e pelo que querem que continue a ser. Um bairro com vida.
A INCESSANTE CONQUISTA DA ESCURIDÃO
João Pedro Soares
Documentário / 10' / Setúbal, Azeitão / 2021
Duas vozes dialogam sobre a impermanência do mundo, questionam a morte inevitável e recordam e repensam velhas memórias.